Mais Cinco
Mulheres de destaque da gastronomia goiana | Foto: Montagem/Mais Cinco

5 mulheres de destaque na gastronomia goiana

Nem doces, nem flores. Neste Dia Internacional da Mulher, o Mais Cinco oferece o merecido reconhecimento ao trabalho digno e árduo de cinco mulheres que são destaque na gastronomia goiana. Empresárias e visionárias, elas provam que lugar de mulher é muito além da cozinha. Se você ainda não as conhece, confira quem são algumas das mulheres que dão orgulho para todos nós!

5 mulheres de destaque na gastronomia goiana

Patricia Mercês

Não é só no rótulo que as mulheres são destaques da Cerveja Colombina. Quem visita a fábrica de uma das cervejas especiais pioneiras no estado logo se impressiona com a forte presença feminina em um ambiente originalmente tão masculino. A força feminina é impulsionada pela liderança da administradora do negócio: Patricia Mercês, filha dos fundadores da Cervejaria Goyaz. Com sabedoria e ousadia ela transformou o negócio familiar em uma potência goiana que hoje atravessa oceanos e é vendida até na Europa. É lúpulo com sabor de girl power!

Juliana Barroso

Quem conhece sabe: com Juliana não tem tempo ruim. Além de chef, é consultora, professora e coordenadora estadual do Enchefs Goiás. Só vendo para crer em tudo que esta mulher de muita fibra consegue realizar. Não à toa conquistou, junto a sua equipe, o direito de Goiás sediar uma das maiores premiações nacionais da gastronomia, o Prêmio Nacional Dólmã 2019. Realizações que são frutos da dedicação de uma uma menina-mulher que sonha alto e não perde do rosto um doce sorriso.

Edvânia Nogueira

Foi um momento de sorte aquele em que a trajetória da pedagoga Edvânia Nogueira tomou um desvio em direção a Portugal. Sorte a nossa, que temos o prazer de degustar os preparos da chef no restaurante Porto Cave, especializado em comida portuguesa e inaugurado em 2003 em parceria com seu marido, que é português. No cardápio, elaborado pela própria chef, estão as receitas originais da família do cônjuge. Mas o primor da execução é original da própria Evânia, que tem aquele ”know how” de quem comanda as panelas desde pequena, quando ainda morava com a família em Divinópolis, no Norte goiano. Não à toa, está entre as pessoas que já provaram os pratos de Edvânia, o chef francês Olivier Anquier.

Chef Edvânia Nogueira comanda cozinha do Porto Cave em Goiânia | Foto: Layza Vasconcelos
Chef Edvânia Nogueira comanda cozinha do Porto Cave em Goiânia | Foto: Layza Vasconcelos

Bethynha Alves

Com mais de 20 anos de experiência na cozinha, Bethynha Alves é referência na culinária goiana. É chef coordenadora da cozinha do Palácio das Esmeraldas e tem forte atuação no fortalecimento da cozinha regional goiana, sendo uma das organizadoras do Circuito Gastronômico Goiás, que organiza festivais gastronômicos pelo estado. Há cerca de uma semana foi eleita embaixadora do Prêmio Dólmã em Goiás.

Elaine Moura

Muito além da cozinha, a chef e banqueteira Elaine Moura é um acontecimento também no empreendedorismo. Não bastasse o Buffet Acontece, fundado por ela em 2000, há três anos Elaine começava outro empreendimento: a franquia de pipocas saborizadas PopCorn Gourmet, com uma rede de mais de 30 quiosques. Além dos pontos de venda localizados em todo o país, o PopCorn Gourmet já segue rumos de uma expansão internacional.

Veja também:

Redação Mais Cinco

Redação Mais Cinco

Add comment

Most popular

Most discussed