Mais Cinco

5 pratos inusitados com ingredientes típicos goianos

Você é goiano e gosta de apreciar os pratos típicos da nossa região? Seja um arroz com pequi acompanhado de uma galinha caipira feito em fogão a lenha ou um x-tudo bem completo do pit-dog da pracinha do seu bairro, a gastronomia goiana tem para todos os gostos.

Mas você já imaginou essas delícias regionais em preparos diferentes dos tradicionais? Separamos aqui alguns pratos inusitados com essas iguarias que o goiano ama. Será que você já experimentou algum? Ou conhece outro prato com ingredientes típicos da região? Conta pra gente nos comentários e marque o @maiscinco quando comer um desses! 

5 pratos inusitados com ingredientes típicos goianos: 

  • Monstro OZZY (@woodstockrockbar) – Quando vai à feira, o goiano ama comprar o ingrediente inusitado desta receita. Ele também é muito encontrado nas vendinhas de beira de estrada. Estamos falando do queijo de trança, que no bar aparece como recheio de um sanduíche. O hambúrguer vem com pão amanteigado, costela suína assada lentamente, abacaxi grelhado, molho Woodstock e de surpresa o queijo de trança derretido. 
O hambúrguer acompanha queijo de trança. | Foto: Studio Xaxim Fotografia
  • Drink de Seriguela (@belissimo_go) – Já pra espantar o calorão, que tal um drink com uma fruta típica do Cerrado? A seriguela é uma frutinha laranja e com tons avermelhados, super rica em vitaminas e minerais. Ela compõe um dos drinks mais pedidos da casa, mas que, infelizmente, só entra no cardápio na época de colheita do fruto, entre janeiro e abril. 
Drink é feito com fruto típico do Cerrado, a seriguela. | Foto: Reprodução / Belíssimo Botequim.
  • Croqueta de Frango com Pequi (@caseratto_) – Um petisco para acompanhar uma cerveja gelada ou um chopp é a cara do goiano. Esse foge aos sabores tradicionais dos bares, como costela ou bacalhau, por vir recheado com frango e pequi. 
A croquete da casa vem com recheio de frango e pequi. | Foto: Reprodução / Caseratto Bar e Restaurante.
  • Casadinho de Baru (@fava.sorvetes) – Para lidar com as altas temperaturas do nosso estado, não tem como recusar um sorvete. Que tal um de metade chocolate branco e metade chocolate 70% acompanhado de castanha de baru?  O baru, com gosto que lembra o amendoim, vem de uma árvore típica do Cerrado, mas que infelizmente está em extinção.
  • Colombina Pit Dog (@cervejacolombina) – Um x-tudo completo precisa vir acompanhado de milho, batata e abacaxi, né? E são estes os ingredientes que fazem parte dessa cerveja atípica, mas característica do paladar goiano. Os criadores garantem que ela é uma harmonização perfeita com os x-tudos clássicos da cidade.
Os insumos da cerveja são os acompanhamentos do x-tudo. | Foto: Reprodução / Cerveja Colombina.

Leia também:

Alessandra Lobato

Alessandra Lobato

Estagiária do Mais Cinco | Estudante de Jornalismo na UFG

Add comment

Most popular

Most discussed