Mais Cinco
Cozinha e Voz promove inclusão de travestis e transexuais no mercado da gastronomia em Goiás

Projeto forma transexuais para atuar na gastronomia em Goiás

O projeto Cozinha e Voz formou, nesta quinta-feira (22), sua primeira turma de assistentes de cozinha em Goiás. O objetivo do projeto é promover formação profissional e inserção no mercado de trabalho de pessoas travestis e transexuais.

Realizado pelo Ministério Público do Trabalho e a Organização Internacional do Trabalho, o “Cozinha e Voz” foi iniciado em São Paulo com apoio e programa de curso elaborado pela chef e jurada do Masterchef, Paola Carosella.

Em Goiás, o curso durou aproximadamente dois meses, quando os alunos e alunas puderam aprender sobre técnicas de culinária. Além do curso de assistente de cozinha ministrado pela Faculdade Cambury, foram oferecidas oficinas de poesia, rodas de conversa, workshops e palestras.

Dentre as atividades, os alunos tiveram aulas com a nutricionista especialista em Pancs (plantas alimentícias não convencionais), Neide Rigo, que veio de São Paulo a convite da chef Paola Carosella especialmente para dar aula aos participantes projeto. Em outra ação, os participantes deram início ao processo de emissão da carteira de trabalho.

Cozinha e Voz

O projeto é fruto de parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) para promover formação profissional e inserção no mercado de trabalho de pessoas travestis e transexuais. A empregabilidade da população trans é uma das prioridades do MPT, que promove esforços por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Combate à Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).

No Estado de Goiás, o “Cozinha e Voz – Empregabilidade Trans” teve como apoiadores a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel-GO), Antra, Astral-GO, Coletivo Rexistência, Coletivo TransAção, Fórum Nacional de Travestis Negras e Negros (Fonatrans), Fórum de Transexuais de Goiás e o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Redação Mais Cinco

Redação Mais Cinco

Add comment

Most popular

Most discussed