Mais Cinco

Produtora de café de Goiás concorre a prêmio nacional da Illycaffé

Foram divulgados os finalistas do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Entre os 40 cafeicultores da lista,  está Cristiane Zancanaro,  única produtora de Goiás e da região Centro-Oeste. A premiação dos vencedores vai ocorrer no segundo trimestre de 2022.

Descendente de italianos, ela faz parte da segunda geração da família, vinda do Paraná para o interior de Goiás, que se dedica ao cultivo de café. É na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, localizada em Cristalina e próxima ao Distrito Federal, que acontece a torrefação Famiglia Zancanaro. 

Descendente de italianos, Cristiane se destaca na produção de cafés sustentáveis. | Foto: Arquivo pessoal / Cristiane Zancanaro.

Iniciada em 2009 pelo pai, Gelci, a produção de cafés ganhou destaque sob o comando de Cristiane. Ao deixar a advocacia de lado e voltar os olhos para a produção especial de cafés, ela implementou na fazenda um pós-colheita mais detalhado, com lotes separados. 

Esse cuidado e inovação com o plantio rendeu à fazenda o 1º lugar no Prêmio Ernesto Illy Regional de Qualidade do Café para Espresso no ano de 2016, na safra 2015. Dois anos depois, Cristiane desenvolveu a Torrefação Famiglia Zancanaro e abriu o mercado de exportação direta de Cafés Verdes do Estado de Goiás, ano em que também se classificaram no prêmio, na sexta posição.

Finalista do Prêmio Ernesto Illy, ela é a única da região Centro-Oeste. | Foto: Arquivo Pessoal / Cristiane Zancanaro.

Em 2019, na safra 2018, a produtora ganhou o 2º lugar regional, até então os prêmios haviam sidos ganhados em nome do pai, este foi o primeiro de Cristiane. Agora, concorrendo à 31ª edição do prêmio, ela tem a oportunidade de ser uma das seis finalistas selecionadas. Os três primeiros ganharão uma viagem ao exterior para participar do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional, no qual será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados).

Leia também:

Evento de harmonização de cafés e queijos ocorre em Goiânia.

Franquia PopCorn Gourmet inaugura café e bistrô em shopping da capital;

Cúrcuma: cafeteria do coworking Dutch Cow é reformulada com toques de brasilidade.

Redação Mais Cinco

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.