Mais Cinco
Comida peruana do restaurante Taypá do chef Marco Espinoza | Foto: Divulgação

Chef peruano Marco Espinoza prepara jantar na Casa Cor Goiás 2018

O chef peruano Marco Espinoza desembarca em Goiânia para preparar dois jantares na Casa Cor Goiás 2018. Ele comanda o restaurante de comida peruana Taypá em Brasília. Os jantares em Goiânia vão ocorrer a partir das 20h nos dias 8 e 9 de junho no ambiente “Experiência Aldeia do Vale”, espaço gastronômico da mostra de decoração.

Os jantares terão menu com quatro etapas no valor de R$ 180 por pessoa. O convite dá direito a drink Ginger Taypá (pisco macerado com gengibre e gomos de toranja, folhas de gengibre e almíbar de toranja) de boas-vindas e é composto por entrada (Tiradito de atum defumado, leite de tigre de rapadura, alho preto e hortelã e espuma de limão); dois pratos principais (Costela a baja temperadura – costela no seu próprio molho, purê de abóbora e laranja e chips de abóbora – e Pescado de los Andes – peixe com texturas de quinoa) e sobremesa (Copa de graviola).

O convite para Marco Espinoza preparar os jantares no evento partiu das empresárias Eliane Martins e Sheila de Podestá. A mostra de decoração acontece até 13 de junho no Órion – Bussiness & Health Complex no Setor Marista e é o edifício mais alto do Brasil, com 191,48 metros de altura e 50 andares. O “Experiência Aldeia do Vale” tem assinatura das profissionais Ednara Braga, Flávia Araújo e Juliana Resende.

Os ingressos estão à venda pelo telefone (62) 3224-2023 ou na portaria da Casa Cor.

Chef Marco Espinoza vai cozinhar na Casa Cor Goiás | Foto: Fabrício Rodrigues/Divulgação
Chef Marco Espinoza vai cozinhar na Casa Cor Goiás | Foto: Fabrício Rodrigues/Divulgação

Sobre o chef peruano Marco Espinoza

O chef peruano Marco Espinoza tem suas bases na nova gastronomia andina, ou novoandina, ao fundir a cozinha contemporânea com elementos, produtos, e temperos tipicamente peruanos com novas técnicas de preparo.  Comanda o Taypá, em Brasília, eleito um dos cinco melhores peruanos do mundo pelo jornal Diario el Comercio, do Peru.

Aos 35 anos, após 15 como chef, Espinoza mudou-se de Lima para Buenos Aires aos 19 anos. Formou-se chef pelo I.A.G (Instituto Argentino de Gastronomia) e foi chef executivo da embaixada peruana na Argentina, de onde saiu para ficar à frente do restaurante Bardot, em Palermo. De lá seguiu para as principais cozinhas portenhas antes de fixar-se na capital brasileira para fundar o Taypá.

Desde 2013 fincou território no Rio de janeiro para estar também à frente do Lima Cocina Peruana (que em 2015 foi reconhecido pelo Guia Michelin Brasil com o mérito de Bib Gourmand), no bairro de Botafogo. Em 2015 inaugurou o Muju Restobar em Porto Alegre. Em 2017 abriu uma filial do Lima Cocina Peruana em Campinas (SP) e iniciou o ano de 2018 com a marca gastronômica Lima Restobar em São Paulo, capital.

Com o título recebido pelo Taypá de ‘Melhor Restaurante Peruano no Brasil’ do governo do Peru, Espinoza recebeu uma medalha pelo trabalho realizado no restaurante. Foi eleito chef do ano pelo júri de Veja Brasília “Comer & Beber” em 2014 e pelo guia gastronômico Brasília Show Gastronomia 2016/2017.  Também foi convidado para comandar a cozinha da Casa do Peru, nas Olimpíadas Rio 2016.

Veja também:

Redação Mais Cinco

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.