Mais Cinco
ovo de páscoa para alérgicos e veganos sabor prestígio

Nutricionista ensina receita de ovo de Páscoa para alérgicos e veganos

Que tal uma receita de ovo de páscoa para alérgicos? A nutricionista Sarah Roberta Oliveira elaborou um cardápio inclusivo e especial de páscoa para quem possui alergia alimentar. Os chocolates veganos atendem crianças e adultos alérgicos a leite de vaca, ovos, soja e glúten. Segundo ela, na época mais doce do ano, há opções saudáveis para todos. A sugestão de Sarah é o ovo prestígio, que leva coco, chocolate, creme de cacau e açúcar.

ovo de páscoa para alérgicos e veganos sabor prestígio
Aprenda como preparar receita de ovo de Páscoa para alérgicos e vegetarianos | Foto: Divulgação

Veja como preparar receita de ovos de Páscoa para alérgicos e veganos:

A receita leva 200 gramas de chocolate vegano, 250 gramas de polpa de coco fresco sem pele, 250 ml de água quente, uma xícara de açúcar e creme de cacau. O primeiro passo é processar o coco para fazer o beijinho. No liquidificar, a metade do coco picado deve ser batida, por três minutos, adicionando água quente. Ao final do processo, deve-se coar o líquido com um pano de prato para leite vegetal para extrair o leite de coco. O bagaço do coco deve ser reservado. O leite de coco é usado para bater a outra metade do coco fresco picado, repetindo o processo. Em uma panela, o leite de coco deve se adicionado junto com uma xícara de açúcar demerara ou cristal. Ferva a mistura até ficar na consistência de leite condensado. Em seguida, é necessário acrescentar metade do bagaço de coco e misturar bem até ficar na consistência do doce beijinho.

Nutricionista Sarah Roberta Oliveira
Nutricionista Sarah Roberta Oliveira tem cardápio de Páscoa | Foto: Divulgação

Para a casca do ovo, Sarah Roberta diz que é preciso derreter o chocolate vegano picado por 30 segundos no microondas, usando um termômetro para que seja retirado na temperatura de 40 ou 45º C. Imediatamente após retirar do microondas, ela explica que deve-se fazer um choque térmico colocando o recipiente dentro de uma vasilha com água e gelo, mexendo rapidamente até chegar aos 29ºC. Depois é só colocar o chocolate na forma, esperar esfriar na geladeira e rechear com a mistura de beijinho.

Nutricionista tem cardápio de Páscoa com itens veganos

Responsável pela empresa NoMilk, a nutricionista lançou um cardápio com ovos de colher, bombons, tortas e bolos recheados para a celebração da Páscoa. Sarah Roberta conta que a comercialização dos doces está em franca expansão na região metropolitana e espera que a produçáo dobre neste ano em relação ao ano passado. Segundo ela, há pouca oferta de itens veganos, sem leite de vaca, ovos, soja e glúten para crianças e adultos que possuem restrições alimentares.

Desde que iniciou o negócio em 2019, ela diz que tem percebido que há uma demanda reprimida para estes produtos, pois as pessoas alérgicas nem sempre têm acesso às informações de que existem produções caseiras e cheias de sabor específicas para este público. “Por isso, a cada dia observo a procura por estes doces aumentarem. Ao longo dos últimos anos, consegui aprimorar as receitas aliando sabor à nutrição saudável”.

Segundo ela, os estudos sobre o tema e as primeiras produções começaram em 2019, quando precisou fazer os lanches do filho que possui alergia alimentar. “Pesquisei muitas receitas, fiz cursos e tentei oferecer os melhores sabores ao meu filho. Em seguida, minha irmã descobriu que a minha sobrinha, de quatro anos, também tinha alergia alimentar e ampliei a produção para atendê-la. Aos poucos, o negócio foi tomando corpo porque as encomendas começaram a chegar por indicações boca a boca”.

Veja também:

Redação Mais Cinco

Redação Mais Cinco

Add comment

Most popular

Most discussed