Mais Cinco
Polenta é prato típico italiano | Foto: Divulgação

Espaço dedicado à polenta é novidade no Festival Italiano de Nova Veneza

O prato mais pedido do Festival Italiano de Nova Veneza, a polenta, terá neste ano um espaço especial no evento, a “polenteria”. O cuidado com o prato surge a partir do sucesso da polenta no festival, que terá produção aumentada em 20% para atender a demanda deste ano. Segundo a organização, no ano passado, meia tonelada de fubá não foi suficiente para suprir toda a demanda do público.

O Festival Italiano de Nova Veneza chega em 2018 à sua 14ª edição. O evento está marcado para 7 a 10 de junho em Nova Veneza, cidade que fica a cerca de 40 km de Goiânia.  A iniciativa movimentou R$ 2 milhões na cidade em 2017 e, segundo a organização, neste ano a estrutura do Festival Italiano de Nova Veneza crescerá 50%, com mas atrações e pratos para os visitantes.

Polenta é prato típico italiano | Foto: Divulgação
Polenta é prato típico italiano | Foto: Divulgação

Polenta frita faz sucesso no Festival Italiano de Nova Veneza

A polenta é um prato típico da Itália e é servida cozida, grelhada ou frita. A versão de maior sucesso no Festival Italiano de Nova Veneza é frita e feita com temperos especiais. Segundo a chef Vânia Maria Alves, responsável pela Cantina da Nona,  a receita leva poucos ingredientes e é simples, porém requer alguns cuidados que podem fazer toda a diferença.

O primeiro passo é o cozimento da massa, que leva fubá, óleo, água, sal e temperos.  “É uma receita fácil, mas tem seus segredos. Se colocarmos o fubá na água quente na hora errada, pode empelotar e se deixar cozinhar de menos, a polenta fica dura”, diz.

Depois de pronto, despeja-se a massa em uma tábua, espera o esfriamento e corta-se as fatias. “Os mais antigos faziam esse corte com uma linha”, descreve a tradição. Dessa forma, ela já está pronta para ser servida com os molhos ou porpetas. Mas, para quem gosta da versão frita, o passo seguinte é a fritura em óleo quente. A única diferença é que, a massa tem de ficar um pouco mais consistente. O principal segredo do petisco frito, segundo Vânia, é o tempo de espera da massa. “Preparamos a polenta sempre um dia antes, assim, quando fritamos, ela fica mais crocante”, explica.

Polenta frita faz muito sucesso no Festival Italiano de Nova Veneza | Foto: Divulgação
Polenta frita faz muito sucesso no Festival Italiano de Nova Veneza | Foto: Divulgação

Veja também:

Redação Mais Cinco

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.