Mais Cinco

Café em Goiânia: primeiro Campeonato de Filtrados ocorre na capital

Estão abertas as inscrições para o primeiro Campeonato de Filtrados de Goiânia. O evento é realizado pelo Muy Café, espaço de torrefação de cafés especiais, juntamente com a Koar, marca de porta filtro utilizado nesse método de extração de café.

No site do Muy Café, local onde ocorrerá a competição, é possível fazer as inscrições para o campeonato, nomeado “Copa Muy”. Para participar, é preciso pagar uma taxa de R$100. A competição terá apenas 18 vagas e as inscrições serão encerradas quando os ingressos esgotarem ou no dia 28 deste mês.

Cada rodada da competição terá três competidores e serão de caráter eliminatório. Os três juízes do evento julgarão as bebidas de maneira cega. A avaliação sensorial levará em consideração a acidez, a doçura, o corpo e o retrogosto – que é o sabor que fica na boca após ingestão – da bebida.

O campeão ganhará um final de semana na Fazenda Bioma Café, que disponibilizará o café para a competição. A ida à fazenda será próximo ao período de colheita, com tudo pago para o competidor e um acompanhante. Ele poderá conhecer a estrutura de colheita e pós-colheita (pátios de secagem, despolpador, secadores mecânicos). 

Além disso, poderá fazer um tour de variedades de café da fazenda e conhecer as particularidades agronômicas, a colheita e a fermentação (simbólica) de lote autoral Muy/Bioma Café. O vencedor também fará um cupping com os primeiros cafés da safra e o plantio de uma árvore nativa. 

Outro benefício do campeão ou campeã da Copa Muy será a seleção para a Copa Koar. O vencedor vai representar Goiás na etapa regional do Centro-Oeste, que ocorrerá em Brasília. Ele também ganhará um Kit Koar com um porta-filtro de porcelana. Já o segundo e terceiro lugar ganham um kit com porta-filtro de acrílico. 

Inscrição:

Copa Muy

Site: https://muycafe.com.br/copamuy/

Local: Muy Café – Rua C-180, 203, Setor Nova Suíça.

Data: 15 a 28 de outubro (ou quando encerrarem as vagas).

Valor: R$ 100.

Datas:

15/10 (sex) às 19hs – Abertura das inscrições no site 

28/10 (qui) às 20h – Encerramento das inscrições 

29/10 (sex) – Retirada do café para treinos, no Muy Café

  • 17h30 – Recepção Competidores
  • 18h – Briefing (Regulamento e assinatura de termos) 
  • 18h30 – Workshop Fundamentos da Água com Thiago Motta 

06/11 (sáb) – Dia do evento oficial

  • 10h – Sorteio das Chaves 
  • 13h – Início da primeira rodada a Copa Muy, será realizada na torrefação em Goiânia

Leia também:

Luiz Café Conceito reinaugura em novo local;

Café S/A inaugura nova unidade em shopping de Goiânia;

Dia Mundial do Café: onde tomar cafés especiais em Goiânia.

Alessandra Lobato

Alessandra Lobato

Estagiária do Mais Cinco | Estudante de Jornalismo na UFG | Amante de cafeterias que não bebe café, apaixonada por museus, viagens e culturas e mãe de pet

Add comment

Most popular

Most discussed