Mais Cinco

Restaurantes que trazem a culinária oriental e persa para Goiânia

A culinária oriental traz em seus pratos ingredientes e especiarias bem coloridas, saborosas e por vezes apimentadas. Para além da cultura japonesa, que expandiu no meio gastronômico na cidade, se destacam a cozinha tailandesa, vietnamita, paquistanesa, coreana e chinesa. Conforme explica a professor de história Norberto Salomão, a culinária persa, presente no Irã, traz sabores exóticos e saudáveis, tendo destaque especiarias como o açafrão, limas, canela e salsa. O Mais Cinco trouxe restaurantes que possibilitam uma viagem ao outro lado do mundo por meio dos pratos típicos dessas regiões.

Localizado no Setor Bela Vista, na Rua S-5, o restaurante traz nos pratos a cultura iraniana. “Nossos pratos são simples, porém diferenciados pelo tempero e pelo marinado inventado por nós”, conta Eli, esposa do proprietário Said.

Filhos de iranianos, o casal diz que a partir de uma mistura de temperos da casa com o gosto do público, eles conseguiram chegar em um cardápio que agradasse o paladar goiano. “Para ser iraniano temos kafta (persian kebab) e arroz com lentilhas, são dois pratos marcantes no nosso menu”, ressalta ela.

Após uma viagem de família para a Tailândia, tia e sobrinha decidiram trazer a culinária para o Brasil. É o que conta Chris Siqueira, sócia do restaurante: “Todos ficaram encantados com a culinária de lá, rica em especiarias, ervas e frutas. Com ingredientes coloridos e saudáveis, as receitas trazem pitadas de sal, doce e aquele azedinho delicioso na mesma refeição”, conta.

Atualmente, o restaurante traz os sabores das ruas da Tailândia, do Vietnã e da Coreia. “É uma mistura de sabores e texturas, com raízes no Oriente e frescor do oceano Pacífico”, completa Chris. 

O local possui duas unidades. A primeira está localizada em Brasília e é administrada por Raquel, tia de Chris e idealizadora do projeto. Já a segunda unidade, em Goiânia, se encontra na Rua T-48, no Setor Oeste.

O filme “A Praia” com o ator Leonardo diCaprio foi o que levou Alysson Florencio a ir à cidade de Krabi, durante uma viagem à Tailândia. “Com tanta surpresa boa quis trazer para Goiânia um pouco daquele local e sua culinária”, conta.

O nome do restaurante vem da província no sul da Tailândia, Tai Krabi. “Ela é caracterizada por penhascos íngremes de pedra calcária, densas florestas de mangue e mais de 100 ilhas costeiras”, descreve Alysson. 

O restaurante, que se encontra no Setor dos Funcionários, tem como carro-chefe o Pad Thai. Um prato típico das ruas tailandesas feito com macarrão de arroz frito, amendoim, ovo mexido, broto de feijão e uma proteína, entre outros vegetais. No Tai Krabi há as opções de frango, carne, camarão e vegetariano.

Os proprietários Lucas Duarte e Giulia Lopes contam que o restaurante nasceu da paixão pela cozinha asiática. “Em especial as nossas três principais bases: cozinha japonesa, coreana e chinesa”, explica Lucas. 

Ele conta que são utilizadas muitas técnicas e elementos da cozinha wafu chuka. Ou seja, são pratos chineses que são feitos à moda japonesa, como yakissoba, gyoza e ramen. 

Desde que inauguraram, em julho, o gyoza é o prato mais pedido pelos clientes, segundo Lucas. ”Massa extremamente fina, recheada com pernil de porco e vegetais, deixamos ela com um crostinha crocante feita na chapa e finalizamos a cocção no vapor ”, destaca.

Com pequenas encomendas entre amigos próximos e familiares, Rosângela Melo deu início ao restaurante de comida paquistanesa e indiana. Casada com um paquistanês, a brasileira, convertida ao Islã, adapta os pratos típicos aprendidos com a sogra e a nora para o gosto do goianiense. 

“Aprendi a adaptar os sabores para o nosso paladar. Hoje, nossos clientes podem optar se desejam uma comida pouco ou bastante picante, mas sempre com a experiência dos aromas e sabores desse lado da Ásia”, explica. O restaurante funciona por delivery, mas Rosângela conta que entre os planos para 2022 está o de abrir um local físico.

Leia também:

Conheça 5 restaurantes de comida japonesa no Setor Marista;

Restaurantes chineses em Goiânia que você precisa conhecer;

Temakerias em Goiânia: opções com muita variedade pra você conhecer.

Alessandra Lobato

Estagiária do Mais Cinco | Estudante de Jornalismo na UFG

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.