Mais Cinco
Tartar de salmão: aprenda a preparar essa versão da receita | Foto: Divulgação/Comitê Umami

Receita para a Páscoa: aprenda a preparar tartar de salmão

Que tal inovar com um tartar de salmão nesta Páscoa? Para celebrar o feriado virtualmente e em segurança em casa, a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa, separou uma deliciosa receita para você testar.

“Esse prato é uma ótima opção para criar algo com novos sabores. A combinação do salmão e do shiitake, que conferem o gosto umami, temperados com gengibre e molho de soja, traz uma mistura de sensações e deixa o almoço ainda mais saboroso”, afirma a nutricionista.

Tartar de salmão: aprenda a preparar essa versão da receita | Foto: Divulgação/Comitê Umami
Tartar de salmão: aprenda a preparar essa versão da receita | Foto: Divulgação/Comitê Umami

Confira a receita de Tartar de Salmão:

Ingredientes

300 g de filé de salmão sem pele e picadinho
1 e meia colher (sopa) de shoyu (22,5 ml)
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
2 cogumelos shiitake secos ralados
1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)

Modo de Preparo

1) Em uma tigela, coloque o salmão, o shoyu, o gengibre e o cogumelo, e misture bem. Regue com o azeite e mexa delicadamente até que a mistura fique brilhante.

2) Sirva em seguida.

Dica: o tartar de salmão é uma adaptação francesa moderna de um prato muito tradicional de nome steak tartar. O conceito de tartar refere-se hoje a qualquer tipo de carne moída/picada preparada crua e macerada com outros ingredientes.

Tempo de preparo: 15 minutos.
Rendimento: 4 porções.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami. 

*Com informações da Race Comunicação

Redação Mais Cinco

Redação Mais Cinco

Add comment

Most popular

Most discussed